sábado, 28 de janeiro de 2012

Fazemos parte do Projeto de Deus?

Fazemos parte do Projeto de Deus?
“Seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu!” (Mt 6,10).

      O projeto que Deus tem para nós é sempre um projeto comunitário, Jesus o chamou de Reino de Deus. Deus se revela em Comunidade, uma Trindade de pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo que se amam e vivem em missão e em harmonia.


Nosso Deus é o Deus da Vida e por isso mesmo Jesus afirmou: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10). Por isso, Deus quer que aqui na terra se viva um projeto de amor e de harmonia, de justiça e fraternidade.
 
Para realizar seu projeto Deus poderia fazer tudo sozinho, mas Ele prefere contar com a nossa parceria. Ele escolhe pessoas (homens e mulheres), faz o convite, não é por força e nem por violência, Deus chama...

Já na Bíblia, vamos ver que algumas pessoas chamadas respondem logo, outras resistem e encontramos também aquelas que rejeitam e não aceitam o chamado.

Com as pessoas que aceitam seu convite Deus vai fazendo uma promessa, Deus institui uma Aliança, faz um pacto... Deus é sempre fiel aquilo que promete e isso dá segurança para quem assume caminhar com Ele.

Nós seres humanos somos inseguros, falhamos com mais facilidade, rompemos, traímos, abandonamos o projeto... Mesmo assim Deus não desiste, dá uma nova chance: renova o convite, começa de novo e acredita sempre...

Percebemos então que o nosso Deus prefere agir em comunhão e, por isso, é bonito ver na Bíblia que a todas as pessoas que Deus chama, Ele também dá uma garantia: “Não tenha medo! Eu estarei contigo!”

Preletor Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário