terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A ADMINISTRAÇÃO DE IGREJA - DOM, LIDERANÇA e OFICIO

     Liderança é o DOM ou a capacidade especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo para estabelecer alvos harmônicos com o propósito de Deus para o futuro.

Os líderes precisam de seguidores, se a qualidade da liderança se deve a um dom (em contraste com algum mero diploma ou poder legal), seus seguidores o farão de forma voluntária.

Os líderes dotados por Deus nem manipulam e nem coagem, antes, geram a confiança própria de quem sabe para onde está indo e qual será o próximo passo.
 
  • Muitas pessoas querem ser lideradas.

Os melhores líderes não se mostram tensos, eles sabem o que precisa ser feito e também sabem que não podem fazê-lo, eles mesmos, assim desenvolvem habilidades no campo da delegação e transferência de responsabilidades para outras pessoas.
  • Liderança não se conquista com força, é DOM de Deus.

Existe uma diferença entre dom e ofício, porém os cristãos quase sempre confundem "dom" com "ofício". Tentar colocar um dom (como é o pastor) para funcionar como um ofício em uma igreja local é uma prova clara desse equívoco.

Dom e ofício são duas coisas distintas nas Escrituras:
  • Dom é exercitado em relação ao corpo de Cristo;
  • Ofício é uma responsabilidade em conexão com a casa de Deus.

O dom é para a edificação, enquanto o ofício tem a ver com governo ou administração.

Se por um lado o dom é universal (para todo o corpo), por outro, o ofício é uma responsabilidade local (isto é, para uma assembléia local).

Existe uma exceção no caso do apostolado, o apostolado é tanto um ofício quanto um dom. Doze dos discípulos do Senhor foram designados para o ofício do apostolado (Mc 3:14; Lc 6:13; At 1:20). O Senhor fez isso quando ainda estava no mundo.

Judas caiu em transgressão e seu "ofício" ("bispado", "cargo" ou "ministério", dependendo da tradução) foi dado a outro homem - Matias (Sl 109:8; At 1:16-26). Todavia, eles receberam o "dom" do apostolado do Espírito depois que o Senhor ascendeu à Sua posição celestial à destra de Deus (1 Co 12:28).

Os dons fluem de Cristo no céu, aqueles homens foram então dados à igreja para ajudá-la a se estabelecer na verdade. "Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens... E ele mesmo deu uns para apóstolos" (IOF 4:8-11).

Quando entendemos a diferença entre essas duas coisas, e como as Escrituras as tratam de forma distinta, percebemos o quão longe da verdade estão afirmações do tipo "Ele é o Pastor de uma igreja". Em circunstâncias normais, um servo do Senhor nunca é "o" único dom em uma igreja local, tampouco ele deve ficar restrito a exercitar seu dom em "uma" igreja local, ou até mesmo em uma seita dentro da igreja.

O seu dom lhe foi dado para ser usado para o proveito de todo o corpo de Cristo, o modo biblicamente correto de dizer seria "Ele é um pastor na igreja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário