sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal, Festa Cristã?

O Natal, atualmente comemorado em 25 de Dezembro, não é uma festa Cristã, pois a bíblia não nos revela a data exata do nascimento de Jesus ou seja uma data que nada tem a ver com Jesus.

Até o século III, o Egito e a Palestina tinham como datas festivas de 25 a 28 de Março. No ano de 274 o Imperador Aureliano proclamou o dia 25 de dezembro, como "Dies Natalis Invicti Solis" (O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável). O Sol passou a ser venerado. Já em Roma, a comemoração do Natal surgiu de um decreto, o Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol. A celebração desse Natal não vem por um decreto bíblico, nem de Jesus, nem de seus discípulos, por isso entendemos que é uma festa pagã e não cristã.

A Bíblia não nos manda celebrar o nascimento; a ordem instituída por Jesus é para que a Igreja se reúna na ceia do Senhor para celebrar a sua morte e a sua ressurreição (I Coríntios 11:23-34). Jesus disse em João 6:56 “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele”. A ceia do Senhor é feita com o pão e o vinho, e todos devem participar dela comendo e bebendo porque isto é sinal de aliança (I Coríntios 11:23-34).

Para muitos o natal é uma data depressiva, as pessoas ficam triste, envaidecidas por roupas e um consumo material compulsivo, muitas pessoas ficam deprimidas por estarem longe de seus famíliares ou sozinhos, por não terem condições financeiras de adquirirem um objeto de desejo ou realizado um sonho material a ponto de cometerem suicídio, isso é opressão maligna.

Podemos nos reunir com nossos famíliares, amigos e irmãos de igreja, jantamos ou almoçamos juntos, mas não pela data e sim pela comunhão que deve existir entre o povo de Deus. Deixamos de lado o costume e a cultura mundana, o consumo materialista imposto pelo homem e pelo própropio comércio.

Cabe-nos orientarmos nossas crianças que “papai Noel” não passa de um personagem histórico e que a data 25 de dezembro foi uma adaptação das festas ao “deus Sol” dos povos pagãos, adquirida pelos Romanos, o que nos faz entender que Jesus não nasceu nessa data. A data real do nascmeto de Jesus Crsto ainda é incerta. Lembre-se que cabe a nos vivermos e pregamos a verdade:

“Isto, porém, não justifica a nossa irresponsabilidade diante de nossas próprias atitudes. Deus vai nos pedir conta de tudo que fizemos aqui no mundo, após nossa conversão.” (I Cor.3:13; IICor.5:10)


Por pregador:
Everaldo Medina
Projeto remor Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário